002 – Movimento

002 – Movimento

Curso Brincadeiras Musicais e Psicomotricidade

Vamos retomar o podcast SONANTE

Esta é uma publicação dos sites artedacrianca.com.br e shauan.com.br

Estive pensativo sobre o formato podcast, sobre ele ser apenas em áudio, sendo que vivemos neste momento onde o video é tão atrativo, tão abundante, tão fácil de ser produzido.

Pensei bastante sobre o medo de as pessoas não se interessarem por ouvir minha voz e tentar viajar comigo em algumas reflexões, mas cheguei à conclusão de que terei videos sim, mas não o tempo todo.. o público que se interessar em ouvir meus áudios talvez seja o público que  mais tenha afinidade com a proposta do meu trabalho, pois a escuta é um dos grandes alicerces da educação musical.

A escuta do outro, o entendimento do som do outro, a minha contribuição para com o som do conjunto, do universo.

Bem, vamos lá.. o podcast será em grande parte, podcast mesmo…

A reflexão que quero compartilhar com vocês hoje é sobre a enorme falta de movimento que sinto em alguns educadores. Movimento mesmo.

Tenho ministrado cursos de formação para educadores e percebido que sempre existe uma parcela de educadores que não se movimentam e que tem bastante dificuldade em se lançar integralmente e inteiramente no ambiente da brincadeira, de se expor ao erro, ao chão, ao desconhecido, ao susto.

Um dos últimos cursos que tenho levado para educadores e pais é o curso BRINCADEIRAS MUSICAIS E PSICOMOTRICIDADE, em conjunto com minha esposa e psicomotricista Aline Meneses. E este assunto tem feito parte de nossas conversas.

A cada curso encontramos gente diferente, com as mais variadas facilidades e dificuldades, e é bastante comum encontrarmos pessoas que não se sentem à vontade em brincar.

Mesmo que a gente considere que algumas pessoas tenham mais vergonha, ou que não se sintam à vontade no dia do curso, ainda assim pensamos que, por serem, na maioria das vezes educadores da primeira infância, esta situação expõe sim uma falta de movimento muito grande dentro dos ambientes das escolas, creches e afins.

Falta professor, dançando sem coreografia, sabe?
Falta professor e coordenador sujo de lama, entende?

Falta criança pintando cabelo de educador com tinta comestível.

Falta pai feliz por que a criança está chegando suja em casa, por ser um sinal de que ela brincou um monte. (e eu conheço pai e mãe que ficam tristes quando o filho volta totalmente limpinho… pessoas iluminadas..)

Falta flores na mesa do refeitório.

Falta comer devagar.

Falta papel sem contorno de desenho pra colorir.

Falta banho de mangueira no calor.

Falta fogueira no frio.

Falta catar folhas no chão e fazer arte

E o que isso tem a ver com educação?

Exatamente tudo. Mas não dá pra falar tudo agora..

Para fechar esta provocação quero citar suíço JAQUES-DALCROZE, um dos importantes pedagogos da educação musical.

Dalcroze indica o estudo da música através do movimento, do corpo.

No livro PEDAGOGIAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL, organizado por Teresa Mateiro e Beatriz Ilari, no trecho sobre a didática de Dalcroze está o seguinte texto:

“Jaques-Dalcroze deseja libertar o aluno da inércia do corpo adquirida por meio de um processo de ensino-aprendizagem enciclopedístico, que privilegia a mente e o acúmulo de informações sem a participação do organismo como um todo. Assim, o pedagog propõe o rompimento da dicotomia corpo-mente, estabelecendo relações entre estes dois através de uma educação musical baseada na audição e atuação do corpo.”

Penso que este caminho de Dalcroze possa nos inspirar em outras áreas do conhecimento e não apenas no estudo da música.

Se você gostou deste áudio compartilhe por favor.

Envie seu comentário via áudio pelo whatsapp, pelo número

(19) 9 8104 1798

Se você recebeu este áudio de um amigo e não quer perder os próximos programas, envie mensagem para este mesmo número

(19) 9 8104 1798

A ideia é criarmos uma rede de pessoas interessadas em uma educação lúdica e sensível.

E embora a ideia seja de que estes podcasts sejam atemporais, aproveito para dizer que no próximo domingo 02 de junho de 2017, estarei em Jundiaí/SP com minha oficina BRINCANDO COM MÚSICA e no dia 22 de junho de 2017 estaremos, eu a Aline em Mogi Mirim/SP, com o curso BRINCADEIRAS MUSICAIS E PSICOMOTRICIDADE

Todos os detalhes no site artedacrianca.com.br

Beijo

Leave a Reply